Cabo coxial, fontes de alimentação, estabilizadores e no-breaks

3110 palavras 13 páginas
COLEGIO ULBRA CRISTO REDENTOR

CABO COXIAL, FONTES DE ALIMENTAÇÃO, ESTABILIZADORES E NO-BREAKS

RODRIGO GOULART DA ROSA

CANOAS, ABRIL DE 2010
CABO COAXIAL

Este cabo possui vantagens em relação a outros cabos utilizados tradicionalmente em linhas de transmissão, pois possui uma blindagem adicional. Onde, a mesma, faz com que não ocorra o fenômeno da indução, causado por interferências elétricas ou magnéticas externas.
Como há uma tolerância aos ruídos por ter malhas de proteção, a velocidade de transmissão é bastante elevada.

Tipos

Cabo Coaxial Fino (10Base2)
Esse é o tipo de cabo coaxial mais utilizado. É chamado "fino" porque sua bitola é menor que o cabo coaxial grosso. É também chamado "Thin Ethernet" ou 10Base2. Nesta nomenclatura, "10" significa taxa de transferência de 10 Mbps e "2" a extensão máxima de cada segmento da rede, neste caso 200 m (na verdade o tamanho real é menor).

[pic]
Cabo coaxial fino.

Características do cabo coaxial fino:
• Utiliza a especificação RG-58 A/U
• Cada segmento da rede pode ter, no máximo, 185 metros
• Cada segmento pode ter, no máximo, 30 nós
• Distância mínima de 0,5 m entre cada nó da rede
• Utilizado com conector BNC

Nota: "Nó" (do inglês "Node") significa "ponto da rede". Em geral é uma placa de rede (um micro), mas existem periféricos que também contam como um ponto da rede. No caso do cabo coaxial, podemos citar repetidores e impressoras de rede (existem impressoras que tem um conector BNC para serem ligadas diretamente ao cabo coaxial da rede).

Cabo Coaxial Grosso (10Base5)
Esse tipo de cabo coaxial é pouco utilizado. É também chamado "Thick Ethernet" ou 10Base5. Analogamente ao 10Base2, 10Base5 significa 10 Mbps de taxa de transferência e que cada segmento da rede pode ter até 500 metros de comprimento. É conectado à placa de rede através de um transceiver. [pic]
Cabo coaxial grosso.

Relacionados

  • Audio profissional
    66482 palavras | 266 páginas