Cable modem
Utiliza uma topologia de rede partilhada, onde todos os utilizadores partilham a mesma largura de banda.
Para este tipo de acesso à internet utiliza-se um cabo coaxial e um modem. O computador do usuário deve estar equipado com placa de rede Ethernet. Nela, conecta-se um cabo par-trançado (UTP). A outra extremidade deste cabo deve ser ligada ao modem. Ao modem, também é conectado o cabo coaxial da TV, que servirá para conectar o usuário à Internet.
Outra forma de conexão é através de um conector USB, cujo modem de rede conecta-se ao computador através de um cabo.
Há, atualmente, quatro normas aplicáveis à transmissão de dados via cabo:
DOCSIS 1.0/EuroDOCSIS 1.0
DOCSIS 1.1/EuroDOCSIS 1.1
DOCSIS 2.0/EuroDOCSIS 2.0
DOCSIS 3.0/EuroDOCSIS 3.0
A diferença entre DOCSIS/EuroDOCSIS prende-se com a forma como se utiliza o espectro de frequências no cabo, estando a norma EuroDOCSIS mais vocacionada para o mercado europeu. A norma DOCSIS foi no entanto a primeira a ser desenvolvida.
As normas DOCSIS 1.0 e 1.1 são atualmente as mais utilizadas. A norma DOCSIS 2.0 exige alterações importantes nos equipamentos do ISP e como tal está a mostrar mais resistência na sua adaptação. A norma DOCSIS 3.0 exige também alterações nos equipamentos dos ISP's e normalmente a troca de modems de clientes, para sua utilização.
Mais recentemente foi desenvolvida a norma PacketCable (e a correspondente EuroPacketCable) que define a forma como se pode implementar telefone no cabo. Atualmente no Brasil, aNET Serviços em parceria com a Embratel utiliza a tecnologia no seu serviço Net