Cabeçote Divisor
Definição
É um mecanismo que permite girar a obra sucessivamente de um determinado ângulo, de modo a possibilitar a fresagem de peças que têm a seção em forma de polígono regular, a execução de sulcos regularmente espaçados, a abertura de dentes de engrenagens etc.
Tipos de divisão:
- divisão direta
- divisão indireta
- divisão diferencial
Divisão Direta
É satisfatória para um pequeno número de divisões. Só permite divisão em números de partes que sejam submúltiplos das quantidades de ranhuras ou furos existentes no prato. O prato divisor pode conter mais de uma carreira de furos e furos em ambas as faces, de modo a se ter maior flexibilidade. O prato divisor pode ser intercambiável, cada um com um determinado número de ranhuras ou furos. Após cada divisão, o prato é bloqueado na nova posição por meio de trinco ou pino.
Divisão Indireta
Na divisão indireta, uma relação de transmissão entre a manivela e a árvore, dada pelo sem fim / coroa, permite obter uma maior quantidade de divisões com o mesmo prato divisor. As reduções usuais são 40:1, 60:1, 80:1. A cada cabeçote divisor pertencem 3 pratos diferentes, cujas circunferências com furos possuem quantidades diferentes de furos.
Divisão Diferencial
A divisão indireta exige uma grande quantidade de discos com variados números de furos. Quando não há maneira de utilizar a divisão indireta, deve-se optar pela divisão diferencial. O processo da divisão diferencial consiste em fazer o prato sofrer um pequeno deslocamento enquanto a manivela percorre os seus furos, obrigando-a a andar mais ou menos, isto é, a dividir em menor ou maior número de partes. O prato recebe o movimento de rotação da árvore do divisor, por meio de um trem de engrenagens.