Cabeça, Coração e Estomago
CORAÇÃO, CABEÇA E ESTOMÂGO.
(Camillo Castello Branco)
Bibliografia
www.robertoavila.com.br/arquivos/resumo.texto_coracaocabeca.htm http://pensador.uol.com.br/autor/camilo_castelo_branco/ http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Coracao-Cabeca-e-Estomago#ixzz2XMXyQGu1 http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/4mostra/pdfs/518.pdf http://www.record.com.br/autor_sobre.asp?id_autor=5829
Porque o livro foi dividido em três partes?
Pois o autor acreditava e buscava mostrar como cada parte de sua vida poderia ser regida por um órgão. Por exemplo: no seu período sentimental, foi regida pelo coração; na sua parte intelectual, foi regida pela cabeça e em sua parte animal, foi regida pelo estômago.
Enredo (proposição, complicação, clímax, desfecho)
Coração, Cabeça e Estômago é uma obra póstuma e também um divertido e critico quebra cabeça. O livro que foi escrito por um amigo do protagonista, Silvestre, reúne a história de vários personagens soltos todos descritas pelo morto.
Coração - Nesta primeira parte, Silvestre traz de volta suas paixões dos tempos de juventude e os sofrimentos por que passou, na exacerbação dos sentimentos e nos arroubos emocionais. Isso possibilita ao autor fazer uma crítica ao Ultrarromantismo e seus exageros de forma bem-humorada.
Cabeça - Esta segunda parte não é tão bem-humorada; trata da burguesia do Porto e do jornalismo bajulador que a adula. Silvestre parece usar sempre a cabeça de modo desastrado, que acaba por prejudicá-lo: escreve, num jornal do Porto chamado Periódico dos Pobres, artigos que denunciam o que ele considera errado na sociedade da época. Por essa razão, arruma vários desafetos e antipatias que lhe fazem mal.
Estômago - A terceira parte traz em epígrafe a frase “De como me casei”. É totalmente diferente das partes anteriores, “O Coração” e “A Cabeça”, pois corresponde á melhor fase da vida de Silvestre da Silva.
Silvestre casa-se com Tomásia, filha do sargento-mor de Soutelo. No