Cabemanto
COMPUTADORES
CABEAMENTO DE REDES
HELIO ANDERSSONN
Cabeamento
Embora haja muitos defensores das novas tecnologias de rede sem fio e com isso, uma grande quantidade de adeptos, muitas empresas ainda usam o meio via cabo de rede. Infelizmente eles concentram 50% de problemas na rede.
De Boa, aqui no trabalho Cabo Coaxial
Com o crescimento da tecnologia Ethernet pesquisadores desenvolveram um meio físico de comunicação conhecido como Cabo Coaxial. Esse meio de comunicação consiste em um fio composto por algumas camadas isolantes e um fio de cobre no centro. Ao todo foram desenvolvidas duas modalidades desse cabo, o primeiro conhecido popularmente como cabo coaxial grosso, mas profissionalmente como 10BASE5 e alguns anos depois o coaxial fino chamado de 10BASE2.
Cabo Coaxial
Depois do padrão Ethernet original (de 3 megabits), surgiram os padrões 10BASE-5, 10BASE2, 10BASE-T e 10BASE-F, todos padrões de 10 megabits, diferenciados pelo cabeamento usado. Os padrões 10BASE-5 e o 10BASE-2 são baseados em cabos coaxiais. O 10BASE-5 ganha tanto em alcance (500 metros, contra 185), quanto no número máximo de estações em cada segmento de rede (100 contra 30), mas perde no fator mais importante, que é o fator custo, de forma que, uma vez finalizado, o 10BASE-2 se tornou rapidamente o padrão mais popular.
Cabo Par trançado
Esse é o cabo mais usado atualmente graças a sua flexibilidade e velocidade na Cat6 (Até 250
MHz). Existem basicamente dois tipos de par trançado: Sem blindagem cujo nome é
Unshielded Twisted Pair- UTP e outro com blindagem, chamado Shielded Twisted Pair – STP. A diferença entre eles é a existência de uma malha em volta do cabo protegendo-o contra interferências. O mais utilizado é o cabo sem blindagem UTP por questões de custo.
Cabo Par trançado - STP
Existem três tipos de par trançado blindado, o mais simples possui apenas um filme metálico que o protege. Já o mais protegido, apresenta um filme individual para cada par trançado, além de