Cabeamento estruturado
O que é?
Uma infraestrutura concebida para uso integrado em comunicações de voz, dados e imagem.
Um só cabeamento poderá atende diferentes tipos de redes de sinais em baixa tensão.
PARA QUE SERVE?
É preparado de maneira a atender diversos lay-outs de instalações, por um longo período de tempo, sem exigir modificações físicas da infra-estrutura.
Sistemas atendidos: Telefonia, LANs, Sistemas de segurança, transmissão de sinais de vídeo, sistemas de inteligência predial, automação predial e industrial.
Entrada do Edifício: consistem de cabos, equipamentos de conexão, dispositivos de proteção, equipamentos de transição e outros equipamentos necessários para conectar as instalações externas ao sistema de cabos local.
Sala de Equipamentos: é o local propício para abrigar equipamentos de telecomunicações, de conexão e instalações de aterramento e de proteção.
Cabeamento Vertical (Backbone): consiste nos meios de transmissão (cabos e fios), que interligam os Armários de Telecomunicações à Sala de Equipamentos e instalações de entrada.
Armário de Telecomunicações Possui os componentes necessários para derivar o cabeamento horizontal do vertical.
Cabeamento Horizontal: Compreende os cabos que vão desde a Tomada de Telecomunicações da Área de Trabalho até o Armário de Telecomunicações.
Área de Trabalho: Compreende os equipamento da estação: computadores, terminais de dados, telefone, etc.
Patch Panel
Formas de entradas do edifício
Sala de equipamentos
Tudo começa com a sala de equipamento (equipment room), que é a área central da rede, onde ficam os servidores, switches e os roteadores principais. A idéia é que a sala de equipamento seja uma área de acesso restrito, onde os equipamentos fiquem fisicamente protegidos.