Cabeamento estruturado residencial
O grande crescimento tecnológico nos últimos anos está proporcionando ao homem muito conforto, bem estar e segurança, muitas pessoas estão montando mini escritórios em suas próprias residências e conciliando seu trabalho em casa no horário mais adequado. Porem, a falta de infraestrutura tem sido muitas vezes o grande problema. É necessário que os imóveis possuam um cabeamento estruturado capaz de suportar essas inovações tecnológicas.
Palavras-chave: infraestrutura. Tecnologia. Cabeamento. normas.
Cabeamento Estruturado Residencial
Com o crescimento desenfreado de tecnologias da informação, os equipamentos são inovados com muita frequência, isso fica muito difícil de acompanhar. Cada vez mais tem-se a necessidade de permanecer quase que o tempo todo conectado para não ficar ultrapassado e acompanhar essa evolução. Hoje, serviços básicos não são mais somente TV a cabo e telefone convencional; agregam-se a eles internet, telefonia IP, TV a cabo/satélite digital, sonorização ambiente, segurança patrimonial, automação predial, entre outros.
Essas frequentes mudanças trazem inúmeros benefícios tais como, praticidade, segurança, rapidez nas informações e geração de empregos; em contra partida estão gerando alguns transtornos devido à falta de infraestrutura para suportar essas tecnologias, também causando dores de cabeça em arquitetos, engenheiros e instaladores para se encontrar uma forma que possa evitar retrabalhos, substituição de cabeamentos, reformas para adequação de equipamentos entre outros. “Apesar de vivermos no século 21, a construção civil, de modo geral, não acompanhou essa evolução tecnológica”.
“Alguns proprietários de imóveis estão fazendo as instalações essenciais posteriormente. Isso gera custos que podem ser altos, além dos transtornos das obras antes da ocupação do imóvel. Outro grande problema é que, normalmente, essas ‘instalações’ posteriores acabam sendo realizadas por profissionais não