Cabazitaxel
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
FACULDADE DE FARMÁCIA
Disciplina: História da Descoberta dos Fármacos
CABAZITAXEL
Grupo:
Fabíola Andrade Caetano DRE: 109107020
Laís Gimenez N. da Gama DRE: 109054366
Renata Dias Reis DRE: 109054099
Rio de janeiro
2013
1. Introdução
Com o aumento da expectativa de vida, doenças consideradas de terceira idade tomam uma dimensão cada vez maior no mundo. Segundo estudos realizados pelo INCA, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum e mais prevalente entre os homens e o sexto tipo mais comum mundialmente.
Primeiramente, a próstata é uma glândula presente nos homens que apresenta funções como a produção de 40% a 50% dos fluidos que constituem o sêmen, conferindo proteção e nutrientes fundamentais à sobrevivência dos espermatozoides. Com a idade, essa glândula tende a hipertrofiar e consequentemente, modificar o bem estar masculino, uma vez que leva a uma compressão da uretra, reduzindo o fluxo urinário.
A hiperplasia prostática maligna tem um desenvolvimento muito lento, tornando difícil a percepção de sinais e sintomas relacionados a ela. Ainda não se sabe definitivamente quais os fatores que a acarretam, contudo, sabe-se que o tecido prostático tem sensibilidade aos andrógenos e, a testosterona por sua vez, atua como responsável pela proliferação celular. O hipotálamo estimula a hipófise a liberar LH, que irá estimular os testículos a produzirem testosterona. Esta então é capaz de promover a hiperplasia, que pode se espalhar para outros tecidos, caracterizando-se como metástase.
Em caso de metástase, a hormonoterapia é o tratamento mais indicado. São usados inúmeros medicamentos que vão impedir a produção de testosterona ou bloqueiar suas ações em nível prostático. Além da castração química, pode ser feita a retirada cirúrgica dos testículos; Pacientes que deixam de responder a esta terapia e evidenciam progressão da doença, passam a