Caatinga
Norte, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia
(região Nordeste do Brasil) e parte do norte de Minas
Gerais (região Sudeste do Brasil).
•A vegetação da caatnga é adaptada às condições de aridez (xerófila). Foram registradas até o momento cerca de 1000 espécies, estmando-se que haja um total de 2000 a 3000 plantas.
•Apresenta vegetação típica de regiões semiáridas com perda de folhagem pela vegetação durante a estação seca. Anteriormente acreditava-se que a caatnga seria o resultado da degradação de formações vegetais mais exuberantes, como a Mata Atlântca ou a Floresta Amazônica. Essa crença sempre levou à falsa ideia de que o bioma seria homogêneo, com biota pobre em espécies e em endemismos, estando pouco alterada ou ameaçada, desde o início da colonização do Brasil, tratamento este que tem permitdo a degradação do meio ambiente e a extnção em âmbito local de várias espécies, principalmente de grandes mamíferos, cujo registro em muitos casos restringe-se atualmente à associação com a denominação das localidades onde existram. Entretanto, estudos e compilações de dados mais recentes apontam a caatnga como rica em biodiversidade e endemismos, e bastante heterogênea.
•A fauna possui baixas densidades de indivíduos e poucas espécies endêmicas. Apesar da pequena densidade e do pouco endemismo, já foram identfcadas 17 espécies de anfbios, 44 de répteis, 695 de aves e 120 de mamíferos, num total de 876