Caatinga a pior seca dos últimos anos
Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Caatinga: A pior seca dos últimos 50 anos
Alfenas
Janeiro de 2014
CAATINGA: A PIOR SECA DOS ÚLTIMOS 50 ANOS
“Anteprojeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial de avaliação à disciplina de Filosofia e Metodologia da Ciência ministrada pelo professor Paulo Denisar no curso de Ciência Biológicas da Unifal –MG”
Alfenas
Janeiro de 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
PROBLEMATICA 2 JUSTIFICATIVA 4
OBJETIVO 5 METODOLOGIA 6 CRONOGRAMA 7 REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
A caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro que ocupa 11% do território do país, estendendo-se por 844.453 km². Esse tipo de vegetação, característico da região nordeste do país, abrange os Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. O nome “caatinga” é de origem tupi e significa "mata branca", numa referência à paisagem esbranquiçada da vegetação, frequentemente assolada pela seca.
PROBLEMÁTICA
Hoje, a Caatinga é considerado o bioma mais ameaçado do país: cerca de 50% da mata nativa da região já foi desmatada.
Um estudo recente sobre o bioma, que é encontrado apenas no Brasil, faz um alerta grave: apenas 7,5% do território da caatinga estão protegidos em UC (Unidades de Conservação), conjuntos de estratégia para cuidar de áreas naturais a serem preservadas.
O alerta foi feito no Ciclo de Conferências 2013 do BIOTA Educação, em junho deste ano, pelo biólogo Bráulio Almeida Santos, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), que conduziu o estudo sobre o tema. Outro dado agrava ainda mais a situação: segundo o Ministério do Meio Ambiente