Béns Públicos Microeconomia
1. Introdução
2. Objetivo
3. Aspectos Metodológicos
4. Desenvolvimento 4.1 Definição, características, tipos e exemplos 4.2 Bens públicos como falha de mercado
4.3 Problema da carona 4.4 Quantidade ótima de bens públicos 4.5 Provisão e solução de bens públicos 4.6 Possibilidade de realizar exclusão: Tecnologia e Patentes 4.7 Recursos Comuns: a Tragédia dos Comuns
5. Considerações finais
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
Nas diversas áreas da teoria microeconômica o estudo de Bens Públicos tem destaque na literatura, onde se pode encontrar um vasto conjunto de informações sobre o tema.
2. OBJETIVO
2.1 Objetivo Geral Trabalho tem como objetivo geral resenhar sobre o contexto geral de bens públicos, suas relações com o mercado e indivíduos.
2.2 Objetivos Específicos Como objetivos específicos se tem abordar os seguintes temas: bens públicos como falhas de mercado, sua caracterização e exemplificação, abordagem do Problema da Carona; Quantidade ótima de bens públicos. Provisão e solução de bens públicos; a possibilidade de exclusão de bens baseados em tecnologia e patentes; e resenha sobre a problemática da Tragédia dos Comuns.
3. ASPECTOS METODOLÓGICOS
O trabalho aqui realizado foi suprido por uma pesquisa bibliográfica. O material bibliográfico pesquisado e estudado foi puramente teórico. Os procedimentos à realização do trabalho tiveram o seguinte ordenamento. Na primeira etapa fez-se uma pesquisa bibliográfica para uma caracterização geral de bens públicos. Em seguida realizou-se uma resenha teórica sobre a abordagem de bens públicos e suas relações específicas com o mercado e sociedade, abordando os temas citados nos objetivos específicos. Por fim, algumas considerações finais sobre o tema pesquisado foram apresentadas. Os trabalhos de Pindyck & Rubinfeld (2010) e Mankiw (2005) são as principais referências bibliográficas relacionadas diretamente ao tema de pesquisa.
4.