Básicos da biologia
ECOLOGIA- é a ciência que estuda as relações existentes entre os seres vivos (a vida) e o meio.
1) Diferentes níveis de organização do Ecossistema:
-População: Trata-se de um conjunto de organismos da mesma espécie que vivem em um determinado local (habitat).
-Comunidade (biocenose): é o conjunto de todos os seres vivos que vivem em um determinado lugar, ou ainda, é o conjunto de todas as populações. Contém fatores bióticos.
-Ecossistema: É o conjunto de fatores vivos (comunidade/biocenose) com o ambiente (lugar/biótopo). Em um ecossistema ocorre a interação, com transferência de matéria e energia, entre os seres vivos (fatores bióticos) e os não-vivos (fatores abióticos).
2) Componentes e características de um Ecossistema:
-Biótopo: Área física na qual determinada comunidade vive. Por exemplo, o habitat das piranhas é a água doce, como, a do rio Amazonas ou dos rios do complexo do Pantanal. O biótopo rio Amazonas é o local onde vivem todas as populações de organismos vivos desse rio, dentre elas, a de piranhas.
-Habitat: É o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada, isto é, o seu "ENDEREÇO" dentro do ecossistema. Exemplo: Uma planta pode ser o habitat de um inseto, o leão pode ser encontrado nas savanas africanas, etc.
-Nicho ecológico: Toda espécie tem um nicho ecológico. Trata-se do modo de vida de uma espécie, isto é, suas relações adaptivas com o meio: seu tipo de alimentação, o que representa como alimento para outras espécies, sua forma de reprodução, seu método de caça e fuga, seus hábitos, etc.
3) Impactos ambientais:
-Bioacumulação: É o processo através do qual os seres vivos absorvem e retêm substâncias químicas no seu organismo; pode ser de uma forma direta através do ambiente que os envolve (bioconcentração) e indiretamente a partir da alimentação (biomagnificação). Este processo implica várias etapas na cadeia alimentar e diferentes tipos de alimentação. À medida que se sobe no nível