Bye bye barcelona
Aluno: Mónica Correia – 215170
Docente: Filipa Fernandes
Unidade Curricular: Antropologia e Turismo
O documentário mostrado sobre a cidade de Barcelona centra-se sobre o impacto do turismo, na cidade. Verifica-se ao longo do documentário opiniões de pessoas influentes no mundo do turismo e das actividades de lazer da cidade de Barcelona, que vão descrevendo o que acham, sentem e o que deveria ser mudado ou não, no que é actualmente o turismo.
No documentário é indicado que oito em dez pessoas na cidade são turistas, ou seja a quantidade de turistas a chegar à cidade é um número bastante elevado, é produzido então um turismo em massa. Para exemplo disso, é referido no documentário que existe uma infra-estrutura (porto), que foi construído com o intuito de receber centenas de cruzeiros por dia, e com a possibilidade de descarregar e carregar mais de 30 mil pessoas por dia.
No entanto esta quantidade de pessoas, prejudica não só a comunidade local, que estava habituada ao seu local tradicional, e agora nem na rua consegue andar, devido à grande afluência de pessoas, como não se consegue dormir como deve ser nas casas no centro da cidade, devido ao grande barulho dos turistas nos bares, a passear pela rua, nos transportes turísticos. De ano para ano, foi cada vez aumentando mais a quantidade de turistas.
Esta grande procura pela cidade de Barcelona, é referido no documentário, que é pelo método de “boca em boca”, ou seja as pessoas visitam e vão comentando através de sites de opiniões dos locais, ou pelo simples facto de divulgar uma fotografia nas redes sociais (Facebook ou Instragram), e a opinião de um determinado local nasce através dessa divulgação, e a pessoa acaba por ficar curiosa e querer comprovar se na realidade é como é dito. E por vezes, nem sempre o que é mostrado corresponde ao autêntico, um grande problema do sector turístico. Barcelona têm também facilidade financeira para a maioria das pessoas que quer