Business intelligence
CUIABÁ
2012
Business Intelligence
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina de Fundamentos em Sistemas de Informação de Graduação em Sistemas de Informação com Análise da Universidade de Cuiabá.
CUIABÁ
2012
Sumário
1. Introdução 4 2. Como surgiu o BI? 5 5. As ferramentas 6 5.1. Exemplos de ferramentas de BI 6 6. O Mercado 7 7. Conclusão 8 8. Fontes 8
1. Introdução
Este trabalho tem como propósito apresentar uma definição mais direta, com uma linguagem simples, para um bom entendimento sobre o BI e como ele pode ser utilizado, ajudando no dia-a-dia da sua empresa.
2. Como surgiu o BI? O BI (Business Intelligence) ou Inteligência Empresarial é um termo do Gartner Group. Este conceito surgiu na década de 80, e descreve habilidades para extrair dados e explorar informações, analisando-as e assim tendo novas percepções do negócio, sendo possível tornar mais eficiente as tomadas de decisões.
“a maior ameaça das empresas da atualidade é o desconhecimento”...
“O Business Intelligence se empenha em eliminar as dúvidas e a ignorância das empresas sobre suas informações, aproveitando os enormes volumes de dados coletados pelas empresas”. Gartner Group.
Com a junção dos dois termos BI e correto afirmar que: A Inteligência de Negócios (BI), pode ser considerado a capacidade de pessoas em posições estratégicas (poder de tomar decisões e de mudar os rumos), dentro de uma empresa e que estão diretamente ligadas ao negocio interna (estrutura, recursos humanos, financeiros, materiais, etc) ou externamente (estrutura, recursos humanos, financeiros, materiais, etc)
3. Uso do BI O Business Intelligence (BI) faz-se necessário justamente porque dentro das empresas, principalmente nesta época de incertezas e crise financeiras, a informação é fundamental, para que extraindo seus dados possam ser tomadas as decisões que venham a ser estratégicas para melhorar o