Business intelligence
Conceito: “[...] o conceito de Business Intelligence, com o entendimento de que é Inteligência de Negócios ou Inteligência Empresarial, compõe-se de um conjunto de metodologias de gestão implementadas através de ferramentas de software, cuja função é proporcionar ganhos nos processos decisórios gerenciais e da alta administração nas organizações, baseada na capacidade analítica das ferramentas que integram em um só lugar todas as informações necessárias ao processo decisório. Reforça-se que o objetivo do Business Intelligence é transformar dados em conhecimento, que suporta o processo decisório com o objetivo de gerar vantagens competitivas” (ANGELONI e REIS, 2006, p. 03 – grifos não originais).
Componenetes: ambiente de data warehouse ou data mart; ambiente de análise de negócios, em que se inclui os sistemas automatizados de decisão; data mining; o business performance management (BPM); e a interface de usuário, dashboards e outras ferramentas de transmissão de informações.
- Data warehouse: banco ou repositório de dados especial preparado para dar suporte a aplicações de tomada de decisão. A tecnologia usada no Data Warehouse e no Data Mart é basicamente a mesma, ocorrendo variações mínimas, tais como o escopo de criação, sendo o DM um DW reduzido, que fornece informações de suporte a decisão não para uma organização como um todo, mas sim para departamentos da mesma.
- Ambiente de análise de negócios: ferramentas que permitem aos usuários do sistema de business intelligence criarem relatórios de consulta e realizarem análises de dados. Surgiram originalmente com o nome de processamento analítico online (OLAP), disponibilizando aos seus usuários, por exemplo, a possibilidade de analisar diferentes dimensões de dados, como uma série temporal de vendas em cada região e a análise de tendências. Já os sistemas automatizados de decisão (ADS), oferecem suporte à tomada de decisão em áreas funcionais, como finanças, marketing ou produção.