Business Intelligence
GESTÃO ESTRATÉGICA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2
ATIVIDADES EXTRA-SALA DE AULA
ANÁLISE DE ESTUDO DE CASO
Rogério Fiorotto Seabra
Business Intelligence
Prof. William Sampaio Francini, Doutor
RIBEIRÃO PRETO
Abril de 2014
1
A Organização
Este estudo de caso está sendo realizado a partir de informações de uma indústria de alimentos – especializada na produção de biscoitos e bolachas, na cidade de São Paulo, capital.
Por motivos estratégicos, a empresa não autorizou a publicação de seu nome, porém os dados para a elaboração deste estudo de caso foram devidamente autorizados. A organização detém um ERP implantando e conta também com uma pequena equipe interna de TI que basicamente mantém sua infraestrutura tecnologia e acompanha os trabalhos dos prestadores de serviços externos (ERP, banco de dados, comunicação, etc.).
No início do ano de 2.013 foi contrato um profissional para exercer a função de
CEO que antes era exercida por um dos sócios o que trouxe maior dinâmica e profissionalizamos à Organização.
2
Necessidade
Com a contratação deste CEO as áreas gerenciais da Organização (financeiro, comercial e produção) também sofreram modificação (novos gerentes foram contratados) e passaram a exigir mais informações da base de dados do ERP e também de controles existentes em planilhas eletrônicas.
A resposta da equipe interna para confecção de novos relatórios gerenciais é demasiadamente demorada e a resposta do fornecedor do ERP mesmo sendo muito mais rápida do que a da equipe interna, ainda é distante da necessidade dos novos executivos, além de ter um custo extra para confecção do custo já existente com a manutenção e atualização deste sistema.
Outro ponto é que a equipe do ERP não consegue resolver as demandas de informações existentes em planilhas eletrônicas.
De forma que a organização necessitava: a) Ter mais informações e rapidamente; b) Tomar melhores decisões com base nestas informações; c)