Business Intelligence
Daiane França Ramos, Hiuston César, Uriel Mangeon Ramos.
Centro Universitário Anhanguera de Niterói – UNIAN
Niterói – RJ
2013
Aprovado por:
Elberth Lins Costa de Moraes, M.Sc., Ricardo P. Mesquita, M.Sc.,
João Fernando R. de Siqueira, M.Sc.
Resumo. Nos últimos anos, verificamos a evolução dos sites de e-commerce, e, a seu favor conta a facilidade para ambas as partes envolvidas na relação de comércio: comprador e vendedor. Relação esta baseada na credibilidade do fornecedor e na garantia da prestação do serviço no prazo previsto ao consumidor. Desta forma, quaisquer questões que gerem a quebra do contrato e da confiança estabelecida podem acarretar problemas para ambas as partes, sobretudo se este problema envolver atraso ou extravio na entrega de produtos. O presente projeto apresenta a utilização de um sistema de e-commerce que é auxiliado por uma solução em BI, que visa aprimorar a logística de distribuição dos produtos, como a criação de um Centro de Distribuição localizado em região estratégica, de forma a diminuir custos e prazos de entrega.
1. Introdução
O comércio eletrônico é caracterizado como uma transação comercial feita realizada através de equipamentos eletrônicos, como, computadores, tablets e smartphones. O crescimento no número de compradores online sempre esteve diretamente relacionado ao aumento das velocidades de conexão. O Comércio Eletrônico no Brasil vem se desenvolvendo rapidamente, as pessoas estão buscando cada vez mais, comprar produtos e serviços pela Internet. O Brasil é o segundo país emergente com maior potencial de crescimento para o comércio eletrônico no mundo.
“Nos últimos 10 anos, o número de consumidores do e-commerce passou de um milhão em 2001 para mais de 40 milhões em 2012, sendo que temos hoje mais de 80 milhões de internautas.” (SEBRAE – http://www.sebrae.com.br/setor/comercio-eletronico - 2013)
Em meio