Busca e Sondagem
MOTORAS
Iverson
LADEWIG *
•
A aprendizagem de qualquer habilidade motora requer a seleção de informações que podem estar contidas no meio ambiente.
O
objetivo deste trabalho é discutir as alterações que ocorrem nos processos de atenção a medida que o indivíduo passa pelos diferentes estágios da aprendizagem, sugerindo a utilização de estratégias de atenção seletiva, visando aprimorar a seleção de informações relevantes à tarefa e consequentemente, facilitar a aprendizagem e a “performance”.
A
busca compreende procurar um alvo de modo hábil e ativo. Especificadamente a busca se refere a uma varredura no ambiente para encontrar características definidas, procurar ativamente algo quando não se tem certeza de quando ele surgirá.
Um
bom zagueiro por exemplo, além de possuir ótimas capacidades físicas, deve possuir uma grande habilidade para “ler” o posicionamento dos jogadores adversários, antecipando possíveis jogadas. Em qualquer atividade, um indivíduo que possuir esta habilidade (de antecipação), possuirá uma vantagem sobre os demais. Quem sabe, este é um dos fatores que fazem um grande atleta!
Segundo
Abernethy (1993), atenção é um termo global utilizado para definir vários processos que variam da concentração à vigilância.
Quando se busca algo, se pode responder com alarmes falsos.
A distribuição da atenção, durante a realização de atividades paralelas, pode variar em função da complexidade da tarefa, as instruções fornecidas ao indivíduo e o seu nível de habilidade A busca fica ainda mais difícil em razão dos fatores de distração, estímulos que não são alvos e que desviam a atenção dos estímulosalvos.
Como
por exemplo: Para o motorista iniciante, o maior desafio é o teste de parar e arrancar em aclives. Neste caso a sua atenção está voltada para a rua e os outros veículos; o momento de arrancar; o acelerador, a embreagem e freio, sem deixar o carro morrer ou retroceder e tocar
em