Burocracia
ORIGEM
Max Weber foi um dos fundadores da sociologia moderna. O modelo burocrático surgiu como uma proposta de estrutura administrativa para organizações complexas, dotada de características próprias, eficiente na sociedade industrial emergente. A racionalidade da Revolução Industrial tornava a inconstância do ser humano um empecilho ao bom funcionamento do novo modelo de organização industrial. A teoria burocrática surgiu então como paradigma de gestão, regulada pelas normas e inflexibilidade hierárquica.
AS CARACTERÍSTICAS DA BUROCRACIA
O modelo burocrático segue preceitos rígidos e disciplinadores para o desempenho eficaz do indivíduo e da organização. • Ética protestante – A riqueza não é vista como um meio, mas como o resultado de conduta.
• Homem Organizacional – O tipo de personalidade adequada à sociedade moderna é a do homem flexível ao desempenho de vários papéis simultâneos, dentro da organização.
• Racionalidade – Os objetivos devem ser atingidos da maneira mais racional e, portanto, poupadora de esforços.
• Divisão de Trabalho e Hierarquia – Cada pessoa deve ter uma tarefa específica e uma autoridade condizente com ela. Forma-se assim uma hierarquia de atividades legítima, e faz com que deva ser respeitada e aceita a qualquer custo.
• Autoridade, Poder, Dominação e Administração – Autoridade é a “probabilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecida”. Poder é a probabilidade de impor a própria vontade à conduta dos outros, contra qualquer resistência. Na dominação o governante tem o direito de impor seu poder e o governado o dever de obedecer-lhe. Ao se exercer sobre muitas pessoas, a dominação necessita de um aparato administrativo que uma governante e governados.
• Promoção e Seleção – O processo de seleção e promoção de um indivíduo deve ser resultado de sua dedicação e competência no cumprimento das metas organizacionais.
• Separação entre Propriedade e Administração – Os administradores devem ser