Burocracia
O que é Burocracia:
Burocracia é um termo oriundo do latim e do francês, e significa escritório. Burocracia significava todas as repartições públicas, na Franca do século XVIII, e também significava o poder e ação dos funcionários nos escritórios e qualquer outro ambiente de trabalho.
Burocracia também faz parte dos estudos do economista alemão Max Weber, que criou a Teoria da Burocracia, para explicar a forma que as empresas se organizam. Weber definiu burocracia como uma organização baseada em regras e procedimentos regulares, onde cada indivíduo possui sua especialidade, responsabilidade e divisão de tarefas.
Weber disse que na burocracia está também concentrado a impessoalidade, a administração, a diferencias de nível social e econômico entre as pessoas e um nível de hierarquia. Max Weber baseou sua teoria em sete princípios: formalização das regras, divisão do trabalho, hierarquia, impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedades e previsibilidade de cada funcionário.
Burocracia também é utilizada de maneira pejorativa, quando se diz sobre os trâmites de um processo, por exemplo, para abrir uma empresa, para levar um processo para a justiça, para emitir documentos originais, e etc.
As vantagens da Burocracia segundo Max Weber
As vantagens da Burocracia segundo Max Weber
Max Weber viu inúmeras razões para explicar o avanço da burocracia sobre as outras formas de associação. Para ele, comparar os mecanismos burocráticos com outras organizações é o mesmo que comparar a produção da máquina com outros modos não mecânicos de produção.
As vantagens da burocracia segundo Max Weber são:
1. Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização;
2. Precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimento exato dos deveres;
3. Rapidez nas decisões, pois cada um conhece o que deve ser feito e por quem; assim, as ordens e papéis tramitam através de canais preestabelecidos;
4. Univocidade de