Burocracia
Burocracia
Max Weber
CFA
CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO
O que é a
Burocracia
Max Weber
ApresentAção
Maximilian Carl Emil Weber ou, simplesmente, Max Weber. Intelectual e jurista alemão, ele é considerado um dos pais da sociologia moderna. Contudo, seu pensamento influenciou outras áreas do conhecimento, entre elas a Economia, a Filosofia, a Ciência Política e, claro, a Administração, sendo contemporâneo do movimento da Administração Científica e das primeiras fases do pensamento da teoria do processo administrativo.
Weber é autor de muitos trabalhos e livros. Por isso, o Sistema
Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs), ciente do importante trabalho que Max Weber deixou para a nossa profissão, principalmente com relação à abordagem estruturalista, decidiu publicar a versão traduzida da obra
“O que é a burocracia?”.
Até então, os interessados em ler o livro tinha que recorrer a edições em inglês, espanhol ou alemão. A obra apresenta ao público uma ampla reflexão sobre a burocracia e esquematiza as principais características desse modelo, contribuindo para o estudo da Administração pública e privada.
De acordo com Weber, a administração burocrática segue alguns princípios como a hierarquia de cargos, por exemplo. Entende-se, nessa estrutura, que os funcionários superiores controlam os demais. O autor diz, ainda, que a autoridade hierárquica dá-se em qualquer estrutura burocrática, seja ela pública ou não.
Relevante, ainda, é a sua visão sobre o funcionário na estrutura burocrática. Eles gozam de salário e jornada de trabalho fixado e são contratados, nomeados ou eleitos com base em suas competências técnicas. Por isso a necessidade da realização de provas, concursos ou exames para
admissão e promoção dos funcionários. Além disso, a existência de um funcionário burocrata sugere que ele tenha emprego fixo, gozando de estabilidade.
Percebe-se pela obra que a burocracia seria, segundo Weber,