Burocracia weber
Nesse relatório, o tema a ser desenvolvido é a burocracia; tanto a weberiana quanto a não weberiana. Cabe ainda ressaltar, a análise do tal tema está delineada numa instituição do setor público na área de saúde. Evidenciado isso, logo se faz necessário esclarecer: as informações contidas nesse documento estão alicerceadas sob dados e esclarecimentos advindos de entrevista, essa realizada entre os dias 03 e 04 de junho de 2012, com os profissionais do setor.
Após elucidar o assunto, é essencial exemplificar as diferenças entre as burocracias. Desse modo, a burocracia vulgar é aquela que remete a lentidão e, todos os processos que pouco valoriza a eficiência. Essa tem um juízo de valor negativo, pois traz morosidade sem benefícios. Já a burocracia weberiana é tida como modelo ideal, dado que prioriza a organização eficiente, pois se podem atingir os fins propostos por meio da racionalidade. Em outras palavras, é modelo mais racional de organização. Enfim, a burocracia acadêmica, requer adequação dos meios em relação aos fins que se quer atingir.
Tendo em mente, os conceitos acima, torna-se fundamental levantar os seguintes pontos:
•Em uma UPA a burocracia atrapalha em casos de medicação ?
•Existe real necessidade de tanta burocracia nos formulários de internação ?
•Em uma UPA a gestão do tempo deve ser bem administrada. Como que os processos burocráticos mal estabelecidos podem atrapalhar ? E os bens estabelecidos ?
•Como é trabalhada a autoridade no ambiente de trabalho ?
•A burocracia é vista como boa ou ruim na passagem de plantão ?
•Como é trabalhada a meritocracia ?
•Em suma, como a equipe do UPA vê burocracia ?
Portanto, as respostas serão esclarecidas adiante, mas antes, o conceito de autoridade burocrática é peça chave para entender a burocracia, então, evidencia-se o termo a seguir; é aquela que se baseia na crença em normas legais formalmente definidas, ou seja, obediência à norma