Bullyng
FACULDADE VALE DO CRICARÉ – FVC
CURSO BACHARELADO EM DIREITO
2º PERIODO DE DIREITO
“BULLYING, UMA REALIDADE A SER DESCUTIDA”
SÃO MATEUS
2012
Aislan Sepulcro
Carolina Moreira Vaccari
Fernanda
Janaina
Marcilio Junior Peixoto
“BULLYING, UMA REALIDADE A SER DESCUTIDA”
Trabalho acadêmico apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Sociologia Geral e Jurídica, na Faculdade Vale do Cricaré.
Professora Orientadora: Consuelo
SÃO MATEUS
2012
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo trazer em destaque um tema recorrente e de profunda importância para a sociedade: o bullying. Este tem causado muitas divergências sobre suas causas e conseqüências, levantando um debate sobre quais atitudes devem ser tomadas para a prevenção, e nos casos concretos, qual seria a melhor forma da punir ou responsabilizar aqueles que promovem ou permitem a prática do bullying, seja nas escolas, nas ruas, no trabalho, etc.
Aprofundaremos o assunto no que tange ao ambiente escolar, tendo em vista sua maior recorrência e a maior dificuldade de se responsabilizar os causadores, por se tratar na sua maioria de crianças e adolescentes, ou seja, são de pessoas inimputáveis, desta forma é preciso conhecer onde e como tudo começa; as formas, as conseqüências psíquicas e comportamentais, as responsabilidades das escolas e dos pais e como o poder publico pode agir tanto na esfera administrativa, tanto na civil e quanto na penal.
INTRODUÇÃO
Para melhor compreensão do tema precisamos fazer um breve histórico do que é o Bullying, esta palavra de origem inglesa derivada do termo “bully”, que no português significa: brigão, fanfarrão, valentão, tirano; é utilizada em muitos países para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por uma ou mais pessoas contra outra(s), causando dor e angústia, dentro de uma relação desigual de poder. A psiquiatra Ana beatriz Barbosa