Bullyng
Resumo – O Bullying é um problema mundial que já vem se arrastando ao longo dos anos, na maioria das vezes de forma oculta e atinge principalmente o ambiente escolar, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição. Defini-se como um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotado por um ou mais alunos contra outros. O Bullying pode ser manifestado em qualquer lugar onde existam relações interpessoais e não só nas escolas.
Palavras-chave: Bullying – ambiente escolar – preconceito - agressividade – violência-humilhação
Introdução
A abordagem a este tema tem como objetivo refletir sobre as conseqüências causadas pelo Bullying no processo de aprendizagem dos estudantes, analisando como os mesmos interagem entre o conhecimento e a realidade da relação entre eles.
Compara-se a paz necessária ao ensino com a indispensável relevância à vida humana. Saúde não significa a ausência de doenças, mas uma condição dinâmica de funções importantes que se realizam e se recompõem. Isso fica explícito quando, por exemplo, nosso corpo supera problemas e intoxicações sem deixar que se agravem. Do mesmo modo, paz não é ausência de conflitos, mas a capacidade de evitá-los e resolvê-los. Uma escola poderá gerar harmonia se decidir enfrentar seus dilemas para fazer o que dela se espera: formar o educando que recebe promovendo conhecimentos, habilidades e valores. Essa analogia não se restringe apenas ao lado positivo na formação do estudante, pois da mesma forma que frustrações comprometem a saúde pessoal, a tranqüilidade é ameaçada numa situação em que o estudante não aprende quando se sente privado pelas provocações causadas em sala de aula.
Geralmente, a prática do Bullying se concentra na combinação entre a intimidação e a humilhação das pessoas, basicamente mais passivas ou que não possuem condições de exercer o poder sobre alguém ou sobre um grupo. Em outras palavras, é uma forma de abuso psicológico,