Bullying
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por uma ou mais pessoas contra um determinado indivíduo. É uma das formas de violência que mais cresce no mundo e podem ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho.
O que, à primeira vista, parece um simples e inofensivo apelido, pode muitas vezes afetar emocionalmente o alvo da ofensa. Com isso, a pessoa afetada, na maioria das ocorrências, são estudantes, baixa o rendimento escolar e ocorre um possível isolamento. Esse tipo de trauma influencia no desenvolvimento da personalidade, pois o que para uns é uma brincadeira, para outros é um problema gravíssimo e irreversível, uma vez que cada pessoa tem uma forma diferente de encarar os fatos. Outra preocupação constante é que, em agressões graves, em que a violência se torna insuportável, tomando proporções imensas, muitos jovens optam por soluções trágicas, como suicídio. As instituições escolares têm o dever de não deixar o bullying chegar a esse estágio. Deve haver uma intervenção por parte da direção e dos professores, conscientizando os jovens de que a discriminação, a opressão e a humilhação causam revoltas. Uma idéia interessante que pode ser adotada pelas escolas ou locais onde há um envolvimento com adolescentes, seria a prática de palestras, juntamente com vídeos que retratam o significado e a gravidade que o bullying traz para a sociedade.
Portanto, esse fenômeno que ocorre no mundo todo não deve ser encarado como uma “pequena brincadeira”, pois ele pode provocar nas vítimas desde a diminuição da auto-estima até a morte.
Respostas
Questão 1.
R: (D)
Questão 2.
R: (E)
Educação Física e Educação Ambiental
A Educação Física é uma disciplina que permite inovações significativas no processo ensino-aprendizagem, possibilitando, desta forma, os alunos desenvolverem atividades corporais e culturais, como: jogos, lutas,