Bullying
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feita de maneira repetitiva.
O QUE NÃO É BULLYING?
Discussões ou brigas pontuais não são bullying. Conflitos entre professor e aluno ou aluno e gestor também não são considerados bullying. Para que seja bullying, é necessário que a agressão seja praticada de maneira repetitiva e ocorra entre pares (colegas de classe ou de trabalho, por exemplo). Todo bullying é uma agressão, mas nem toda agressão é classificada como bullying.
ONDE OCORRE?
Ocorre em toda e qualquer escola (primária e secundária, pública ou privada, rural ou urbana) e até mesmo fora da escola, como na rua ou em áreas de lazer, na vizinhança, e, inclusive, com adultos nos locais de trabalho.
Também ocorre na internet (Cyberbullying), veiculado principalmente na rede mundial de computadores (internet) e celulares.
QUEM SÃO OS ENVOLVIDOS?
← Autores de bullying: são os que praticam bullying;
← Autores de bullying: são os que praticam bullying;
← Testemunhas de bullying: são os que não sofrem nem praticam bullying, mas convivem num ambiente onde isso ocorre.
TIPOS DE BULLYING
Existem vários tipos de bullying: Físico, psicológico, verbal, material, sexual, racista e cyber bullying.
É o tipo de bullying mais comum, usado tanto por meninos quanto por meninas. São os apelidos, as gozações, a difamação, a crítica cruel, telefonemas abusivos, e-mails que intimidam, ameaças, fofocas, ‘brincadeiras’ sobre raça, religião e orientação sexual. É mais fácil de fazer, porque pode ser só sussurrado, de forma que os adultos não escutem. Pode vir através de bilhetinhos passados na turma escondido do professor.
Exemplo: A cantora Demi Lovato disse que parou de se alimentar corretamente depois de sofrer bullying na escola. "Comecei a comer muito aos oito anos; eu me divertia comendo. Eu assava uma fornada inteira de biscoitos e comia todos. Quando eu fiz doze anos, me