Bullying
Bullying
é um ato de violência, verbal ou física, praticadas por meninos e meninas no âmbito escolar, sendo uma ação de forma intencional e repetitiva contra um ou mais alunos que se encontram impossibilitados de fazer frente as agressões sofridas.
O QUE NÃO É BULLYING?
Quando
há um conflito e as duas partes estão envolvidas de maneira equivalentes, em eventos de confrontos casuais e com uma motivação clara.
Quando ocorre o bullying o agressor é totalmente responsável pelo seu ato e a vítima totalmente inocente.
TIPOS DE BULLYING
Verbal
(insultos, ofensas, apelidos pejorativos); Física e material (bater, empurrar, roubar, furtar ou destruir os pertences das vítimas);
Psicológica e moral (humilhar, excluir, discriminar, chantagear, intimidar);
Sexual (abusar, violentar, assediar);
Virtual ou ciberbullying (bullying realizado por meio de ferramentas tecnológicas: celulares, filmadoras, internet, etc.).
OS PERSONAGENS
11.1
As Vítimas
– Vítima típica: Aquelas que apresentam características que não são comuns nos grupos (são tímidas, introspectivas, nerds, muito magras; são de credo, raça ou orientação sexual diferentes).
1.1
– Vítima Provocadora: São aquelas capazes de insuflar em seus colegas reações agressivas contra si mesmas. No entanto, não conseguem responder ao revide de forma satisfatória
1.2
– Vítima Agressora: São aquelas que reproduzem os maustratos sofridos como forma de compensação. Muitas
vítimas de bullying levam para a vida adulta as agressões sofridas, estas necessitarão de apoio psicológico.
Problemas comuns: desinteresse pela escola; problemas comportamentais como síndrome do pânico,depressão, anorexia, fobia escolar.
Casos graves levam ao homicídio e suicídio. 2
– Os Agressores ou bullies: São aqueles que vitimizam os mais fracos. Podem ser de ambos os sexos. Possui um poder de liderança que, em geral, é obtido ou legitimado através da força física ou de intenso assédio psicológico.
Pode agir