Bullying
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão.
Todos os dias, alunos no mundo todo sofrem com esse tipo de violência que vem mascarada na forma de “brincadeira”. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que até a bem pouco tempo era considerado inofensivo e que recebe o nome de bullying, pode acarretar sérias consequências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde queda na autoestima até, em casos mais extremos, o suicídio e outras tragédias.
O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo.
Se divide em duas características:
O Bullying direto : é a forma mais com um entre os agressores masculinos. A agressão social, surras, xingamentos, pegar o dinheiro do lanche ou o próprio lanche, obrigar a vitima a fazer algo que não quer, expor a vítima ao ridículo, humilhar a vítima diante dos demais colegas, entre outros fatores.
O Bullying indireto : é a forma mais comum em pessoas do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido através de uma vasta variedade de técnicas, entre elas, espalhar comentários, recusar em se socializar com a vítima , intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima, criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos.
Há distinção entre vítimas, agressores e testemunhas:
As vítimas são indivíduos pouco sociáveis, inseguros e que não possuem esperança de se integrarem ao grupo. A