bullying
Douglas Souza Alves Nº 09
Matheus Bragé dos Santos Nº 36 Tamires Ariadne da Silva Paz Nº 41 Prof.ª Kátia Guilardi Airoldi
Seminário Integrado – 1 ano técnico agro – turma: 112
07/06/2014
Bullying
A palavra bullying teve origem da palavra inglesa bully que significa valentão, brigão, e em português é entendido por ameaça, pressão, intimidação, humilhação, e maltrato. A palavra bullying é utilizada para descrever atos de violência física e psicológicas intencionais e repetidos, praticados por um, ou um grupo de individuos.
O bullying entre colegas normalmente é causado por xingamentos, ofensas, constrangimentos, ou agressões físicas que causam angustia e sofrimento que causam danos psicológicos imensuráveis nas vitimas. Nas escolas normalmente o bullying ocorre fora da visão dos adultos, e grande parte das vitimas não reagem por medo de uma nova agressão. Segundo Cléo Fante o bullying “É uma das formas de violência que mais cresce no mundo” e ainda segundo ela”. O bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, família, vizinhança e locais de trabalho”. O bullying pode causar total isolamento, queda no rendimento escolar e pode causar algum trauma que influencie na personalidade.
O que leva o autor a pratica-lo é o simples fato de se sentir popular, mais poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo. O alvo geralmente é uma pessoa com baixa autoestima e que seja retraída. Segundo Lauro Monteiro Filho “por essas características, dificilmente consegue reagir”, e as vezes a vitima de tanto ser agredida, acaba concordando com a agressão porque ela acaba pensando que o agressor esta certo em chama-la desse jeito, como se ela admitisse o apelido.
Objetivo: trazer um pouco de conhecimento sobre o bullying, que é um assunto bastante conhecido, mas as pessoas não sabem o que a outra está sentindo. Também é para os colegas verem o quanto é ruim, e