bullying
ALINE TELES DE SOUZA
PROJETO INTEGRADOR : BULLYING E O PAPEL DA SOCIEDADE
CASCAVEL
2014
Em pleno século XXI,uma das grandes violências é o bulling, onde significa um ato compreensivo de humilhar e ridicularizar seu semelhante,carregado de histórias marcantes.Segundo Fante (2005), o bullying pode ocorrer um qualquer contexto social nas universidades,vizinhança,locais de trabalho e até mesmo na família,podendo parecer um simples apelido inofensivo afetando emocionalmente e afetivamente o alvo da onfensa.
Temos como estudo,discutir o papel da sociedade na prevenção de combate ao Bullying,violência que só poderá ser controlada se a sociedade contribuir. A palavra Bullying tem origem do inglês Bully que significa : brigão, mandão, valentão caracterizada por atos agressivos negativos como : oprimir, humilhar, ameaçar, intimidar e ridicularizar realizados de maneiras repetitivas sendo verbalmente ou fisicamente exercido por mais agressores contra um ou mais colegas.
Esse fenômeno atua de forma consciente, onde o agressor tem como objetivo,causar dor e angustia a vitima,transformando a saúde do sujeito passivo em doença psicossomática,numa relacçao de desigualdade de força e/ou poder.
Devemos entender,primeiro o que se classifica como Bullying e o que não se designa como tal,pois nem toda agressão significa Bullying,As características para essa violência é a intensão do autor de ferir o alvo e repetição da agressão,presença,para que seja considerado Bullying.
Esse fenômeno cresceu com a influência dos meios eletrônicos,como a internet e as reportagens de televisão,como explica o colaborador do Brasil Escola, Orson Camargo (2010),muitos desses indivíduos praticam esse tipo de violência por estarem vivendo em famílias desestruturadas em que o relacionamento afetivo entre seus membros tendem a serem escassos ou