BULLYING
RESUMO
O presente artigo tem como objeto de estudo o fenômeno bullying. Inicialmente, busca-se abordar a origem histórica da violência entre estudantes. Após, adentra-se na questão conceitual, definindo-se o significado da expressão de origem inglesa adotada em diversos lugares do globo, sem deixar de mencionar algumas características inerentes e peculiares do assunto “bullying”, abordando-se seus participantes: alvos, agressores e platéia. É mencionada a questão da influência familiar no surgimento de potenciais vítimas ou autores. Em relação às medidas preventivas, observa-se o importante papel executado pela escola como protagonista juvenil e proteção às vítimas, além do tratamento diferenciado aos agressores e testemunhas. Alguns sintomas clássicos a serem observados pelas famílias de crianças e adolescentes alvos da prática do bullying são elencados, demonstrando-se o importante papel da família como entidade interventora na referida prática. palavras-chave: Bullying. Escolas. Famílias. Prevenção.
1 INTRODUÇÃO
O Bullying é um fenômeno que ocorre há muito tempo, desde que existe a humanidade. Vejamos os estudos que estão sendo feitos com o fenômeno bullying, que hoje está com mais expansão.
O Bullying teve um estudo mais aprofundado mais ou menos na década de 70, na Noruega. O Professor da Universidade Bergen, aprofundou-se em melhores conceituações sobre o que estava havendo com aquelas crianças que andavam tristes e deprimidas. O número de suicídios com as crianças Norueguesas, foi só aumentando.
Nos primeiros estudos do bullying qualquer tipo de interpretação era válida, com incidentes de gozações ou relações de brincadeiras entre iguais. Até esse ponto a palavra BULLYING, não era tão falada, ou melhor, nem existia. Mais as pesquisas evoluíram, como o próprio direito evoluiu, principalmente com a dignidade de direitos humanos no ano de 1988.
O bullying, é um problema que não vem sendo controlado, propicia a