bullying
Paripiranga/BA
Outubro 2013
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
FENÔMENO BULLYING
FANTE, Cleo
Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para paz / Cleo Fante, - 7ª ed. – Campinas SP : Verus Editora, 2012.
RESUMO DA OBRA: Este livro explica o fenômeno bullying à violência nos segmentos sociais principalmente no ambiente escolar, a autora também relata algumas tragédias escolares em alguns países provocados por esse fenômeno, depoimentos de vitimas a e de pessoas que de alguma forma esteve envolvidas nessa violência que pode acarretar como conseqüências danos emocionais e psicológicos, ela coloca também a importância de encontra formas e meios de combater essa violência e como a escola e os professores pode ajudar.
Capitulo I Bullying: palavra de origem inglesa, adotada em muitos países para definir o desejo consciente e deliberando de maltratar uma outra pessoa e colocá-la sob tensão; termo que conceitue os comportamentos agressivos e antissociais, utilizando pela leitura psicológica anglo- saxônica nos estudos sobre o problema da violência escolar. (p.27)
Assim sendo por definição universal, bullying é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, adotada por um ou mais alunos contra outro (s), causando dor angústia e sofrimento. Insultos, intimidações, apelidos cruéis gozação que magoam profundamente acusações injustas, atuação de grupos que hostilizar ridicularizar e inferniza a vida de outros alunos levando a exclusão, além de danos físicos, morais e matérias, são algumas manifestações do comportamento bullying. (p.29)
Bullying é um fenômeno mundial tão antigo quanto á própria escola. Apesar de os educadores