Bullying
O estudo será realizado através de:
Entrevistas: Perguntas criadas para essa pesquisa, que busquem saber se os pais:
a) Foram vitimas\ agressores no bullying
b) Qual a relevância disso para eles
c) Se falam sobre isso com os filhos e como falam
d) Qual o grau de envolvimento/intimidade dos pais com os filhos
Será aplicado o questionário Health Behaviors in School - Aged Children* de 2002, que também foi usado por Margarida Gaspar de Matos e Sônia M. Pedroso Gonçalves (2009), que irá verificar a relação dos jovens com o bullying.
Participantes:
Adolescentes de faixa etária entre 11 a 17 anos. De ambos os sexos. Serão selecionadas quatro instituições sendo classificadas em dois níveis socioeconômicos diferentes (duas escolas publicas e duas privadas ). Os participantes serão convidados, espera-se que participem de forma voluntaria.
Procedimento de coleta de dados:
Será ministrada uma palestra sobre os conceitos de bullying, em que previamente será enviada aos pais, uma carta de aviso explicando o objetivo da palestra e a essencialidade da presença dos mesmos em tal palestra. Alem da apresentação formal da palestra, duvidas serão esclarecidas.
A partir desse ponto a proposta de participação na pesquisa será feita. E de comum acordo, os pais que se disponibilizarem a participar do estudo serão cadastrados, e terão explicações mais efetivas do processo.
As entrevistas serão aplicadas de forma domiciliar ou na própria sede da escola, assim como os pais se sentirem mais confortáveis. O questionário será aplicado com os filhos, na escola. A identidade será preservada, mas é preciso saber quem é progenitor de quem – para verificar se há influencias ou não -, então a identificação será feita através de numeração, pais e filhos terão a mesma numeração, que será colocado nas fichas de resposta relacionando os parentescos.
Previsão do procedimento de analise de dados:
Uma analise individual das famílias