Bullying: a violência silenciosa
Ludmila PAES
RESUMO
A palavra Bullying segundo o dicionário tem o significado como sendo um conjunto de maus tratos, ameaças, coações, ou seja, compreende todo ato de intimidação física ou psicológica causada intencionalmente em que ocorre sem motivação evidente, de maneira continuada e dentro de uma relação desigual de poder. Trata- se de um problema de grandeza mundial e que tem ocorrência maior na população infantil e juvenil, portanto, tende a comprometer a prática educativa através de diferentes formas de manifestações, o que preocupa pais e educadores. Em razão do quadro relatado o trabalho se propõe a aprofundar a história do bullying através de uma revisão bibliográfica, com o intuito de conhecer e ao mesmo tempo difundir esse fato junto à sociedade, desde as suas conseqüências até ao conhecimento de quem são os alvos dessa violência e bem como sobre o que as praticam. Também busca-se apresentar programas mundiais existentes e voltados para a sua prevenção.
Palavras – chave: Bullying; Intimidação; Escola; Sociedade.
Conjunto de maus-tratos, ameaças, coacções.. ou outros actos.. de intimidação física ou psicológica exercido de forma continuada sobre uma pessoa considerada mais fraca ou mais vulnerável.
INTRODUÇÃO
As diferentes manifestações de violência vêm adquirindo cada vez mais importância e dramaticidade na sociedade brasileira, especialmente a partir da década de oitenta. Muitas são as suas expressões, os sujeitos envolvidos e as conseqüências. O freqüente envolvimento da população infantil e juvenil com esta realidade ocupa de maneira crescente, as páginas da imprensa falada e escrita. Tal problemática tem muitas implicações do ponto de vista da prática educativa e suas diferentes manifestações têm