Bullying Na Escola Slide
Origem: O termo bullying tem origem na palavra inglesa “bully”, que significa valentão, brigão.
Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. AFINAL O QUE É BULLYNG ?
É uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.. E o que é Cyberbullying?
Cyberbullying é um tipo de violência contra uma pessoa praticada através da internet ou de outras tecnologias relacionadas. Praticar cyberbullying significa usar o espaço virtual para intimidar e hostilizar uma pessoa (colega de escola, professores, ou mesmo pessoas desconhecidas), difamando, insultando ou atacando covardemente.
Como identificar?
As vítimas costumam ser tratadas com apelidos depreciativos, ter seus materiais roubados ou estragados e apresentar machucados. Geralmente, elas são excluídas durante o intervalo pelos seus “colegas” de classe.
O que leva o autor do bullying a praticá-lo?
Querer ser mais popular, sentir-se poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo. Isso tudo leva o autor do bullying a atingir o colega com repetidas humilhações ou depreciações e o sofrimento do outro não é motivo para ele deixar de agir. Pelo contrário, sentese satisfeito com a opressão do agredido, supondo ou antecipando quão dolorosa será aquela crueldade vivida pela vítima.
Ações que os bullies (quem pratica o bullying) costumam praticar:
As consequências para a vítima: O que você pode fazer se sofrer bullying?
Não reaja.
Não revide.
Evite perigo.
Tenha uma reação inesperada.
Leve na esportiva.
Vá embora sem dizer nada.
Desenvolva mais autoconfiança.
CONTE PARA ALGUÉM.
O que um EDUCADOR (PROFESSOR) pode fazer para evitar o bullying?
Conversar com os alunos e escutar atentamente reclamações ou sugestões;
Estimular os estudantes a informar os casos;
Reconhecer e valorizar as atitudes