Bulliyng -
Professora Doutora Maria Piedade
BULLYING –
COMPORTAMENTO AGRESSIVO ENTRE ESTUDANTES
Andreia Giovana Marques
Luciene Freitas
Thiago Lucena
RESUMO
O bullying ocorre em todas as partes do mundo, sendo identificado em maior proporção no âmbito escolar, podendo acarretar sérios prejuízos ao corpo discente. A escola é um ambiente de diversidades e vemos o bullying como fato que se manifesta em função da intolerância a estas diferenças. Este trabalho trata-se, portanto, do bullying escolar e tem como o objetivo contribuir para a compreensão deste fenômeno, perpassando por algumas reflexões e as consequências deste tipo de violência e suas formas de enfrentamento. Percebemos que as diferentes maneiras de manifestação do bullying representam intimamente como nossa sociedade vê e educa de forma diferenciada os sujeitos. Acreditamos que a escola poderia servir como espaço para trabalho com valores sociais que visem a uma sociedade mais tolerante e que valorize as diferenças entre os alunos.
PALAVRAS – CHAVE: Violência escolar, Bullying, Intervenção. INTRODUÇÃO
A violência trata de uma problemática que tem sido objeto de um intenso processo de imediatização desde a segunda metade da década de 90, na sequência do agravamento do processo de crise da escolarização e desconstrução desse ato. São muitas as predições sobre os motivos da violência na escola, visto que, encontram-se agrupados em diversas causas sociais, familiares, culturais, étnicas ou religiosas e tipos físicos, verbais, relacionais e sexuais. A violência também é percebida enquanto danos físicos, psíquicos e materiais. O conceito de violência oferecido por Chauí é bastante abrangente, sobretudo, ao ser utilizado na análise de instituições:
“Entendemos por violência uma realização determinada das relações de forças, tanto em termos de classes sociais, quanto em termos interpessoais. Em lugar de tomarmos a violência como violação e