Bulliyng
BULLING é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês BULLY, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.
Em 20% dos casos as pessoas são simultaneamente vítimas e agressoras de BULLYING, ou seja, em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma. Nas escolas, a maioria dos atos de BULLYING ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida. Como reagem as vitimas:
Uma pesquisa com estudantes de Pelotas revela que vítimas deBULLYING também reagem aos ataques. O estudo aponta que metade dos alunos que sofreram perseguição continuada ou agressões praticaram algum tipo de violência. Durante os últimos meses, 1.075 alunos da 1ª à 8ª séries de escolas públicas de Pelotas foram entrevistados. Os primeiros resultados da pesquisa revelam que num grupo de 30 alunos, no mínimo cinco já sofreram alguma forma de agressão. O levantamento foi realizado pelo Núcleo de Neuro desenvolvimento Mário Coutinho, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Unesco e a Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com o coordenador da pesquisa, Danilo Rolim de Moura, muitas crianças praticam a agressão como forma de defesa após serem vítimas:
– Os tipos mais comuns da violência são o BULLYING verbal, como xingamentos e discussões. Depois vem a agressão física como pontapés e empurrões, a racial e por último a sexual .
Segundo o levantamento, as meninas fariam o BULLYING por meio de intrigas e exclusão de indivíduos no grupo. Já os meninos, provocam mais, mas também são as maiores vítimas da agressão. Moura aponta, também, que a maioria dos entrevistados mostrou superar o ocorrido.
O que julga necessário fazer