Bulling e asssedio moral
1605 palavras
7 páginas
POS GRADUACAO EM ADMINISTRACAO HOTELEIRADISCIPLINA : GESTAO DE PESSOAS
PROFESSOR : CELSO MARTINS GUERRA
“ ASSEDIO MORAL E BULLYING”
ANDREA VALLE
CLAUDIA JOSMARA
JULIANA SOUZA
ROBERTO GOUVEA DE MELLO
ABRIL /2012
Em pleno século XXI ainda vivenciamos as mais diversas formas de agressões psicológicas, que coloca o indivíduo, muitas vezes, em profundo estado de vulnerabilidade e entre essas agressões estão o bullying e o assédio moral.
Os conceitos de bullying e assédio moral são parecidos. No entanto o bullying ocorre entre jovens, mais usual em ambiente estudantil e o assédio moral em relações trabalhistas.
O termo bullying e utilizado para qualificar comportamentos agressivos nas escola. Já a prática do bullying consiste na depreciação, constrangimento ou humilhação de meninos e meninas através de violência física ou psicológica praticada por outros da mesma faixa etária, e está chamando a atenção das autoridades e da sociedade, que têm se mobilizado em campanhas nos meios de comunicação e nas escolas.
Geralmente, o bullying é fruto de visões preconceituosas sobre as pessoas consideradas diferentes da maioria. Na escola, muitas vezes, aqueles alunos que se destacam intelectualmente são excluídos do contato social por outras crianças, assim como aqueles mais sensíveis ou retraídos. Essas diferenças provocam, em algumas crianças, um desejo de exercer poder sobre aqueles que consideram diferentes, dominando-os ou atacando-os, normalmente em público.
Como identificar uma criança que sofre bullying?
Mudanças de comportamento são sinais importantes e podem sinalizar aos pais que os filhos estão sendo vítimas de bullying. A criança ou adolescente pode, repentinamente:
• Não querer mais frequentar as aulas
• Pedir para mudar de turma
• Apresentar queda do rendimento escolar
• Passar a ter dificuldade de atenção
• Apresentar sintomas físicos, como dor de cabeça ou de estômago e suor frio, indicando o violento e elevado nível