bull
Organização Pública: Caixa Econômica Federal
Organização Privada: Nestlé
Terceiro Setor:
Fundação Bradesco
Organizações Públicas
O setor público, por vezes referido como setor estatal, é uma parte do Estado que lida com a produção, entrega e distribuição de bens e serviços por e para o governo ou para os seus cidadãos. A função e o alcance do setor público são, frequentemente, o que mais distingue as posições dos socialistas, liberais e libertários. Em geral, os socialistas favorecem um sector de Estado grande constituídos por projetos e empresas estatais, pelo menos ao nível do comando ou dos setores fundamentais da economia (embora alguns socialistas favoreçam um forte setor cooperativo em vez disso). Os social democratas tendem a favorecer um sector público de dimensão média que se limita ao fornecimento de programas universais e dos serviços públicos. Os libertários económicos favorecem um pequeno setor público com o estado relegado ao papel de proteção dos direitos de propriedade, criando e aplicando leis e resolvendo de litígios.
Organizações Privadas Não são de propriedade do Estado, ou seja, seu proprietário possui todos os direitos sobre ela. É uma empresa cujas ações são negociadas em bolsa de valores e a propriedade está dispersa entre inúmeros. Já 'empresa privada' refere-se tanto a empresas não estatais como àquelas cujo número de acionistas é relativamente pequeno, e cujas ações não são negociadas publicamente.
Terceiro Setor
Corresponde às instituições sem fins lucrativos, que geram bens e serviços de caráter público, como ONGs, instituições religiosas, clubes de serviços, entidades beneficentes, centros sociais, organizações de voluntariado, etc. Onde há dinheiro privado para fins públicos (nada impede, todavia, que o poder público destine verbas para o Terceiro Setor, já que um de seus deveres é promover a solidariedade social).