Bulimia
A bulimia é um trasntorno alimentar e psicológico, onde a pessoa come em excesso e compulsivamente sem controle. Depois de ingerir uma quantidade grande de alimentos, ela tenta se livrar da culpa induzindo o vômito ou tomando laxante. O fator determinante para diagnosticar a doença não é a magreza e sim por uma pessoa com o corpo perfeito que dispensa cuidados excessivos com o próprio corpo. Além da pessoa ter bulimia, ela pode ter também depressão, ansiedade e abuso de substâncias. A pessoa com bulimia tende a ver a imagem corporal distorcida (a pessoa se vê gorda, mesmo estando magra).
⦁ Causas
Pode ser desencadeada através de dietas, estresse ou emoções desconfortáveis. Vomitar e outras ações são uma forma das pessoas com bulimia se sentir no controle sobre a sua vida.
⦁ Diagnóstico
A bulimia não é muito fácil de se diagnosticar, por seus sintomas não serem muito aparentes. Uma pessoa com bulimia pode ser magra, obesa ou ter peso normal. Além disso, as ações podem ser feitas escondidas, mas quem apresenta esse problema dexixa escapar alguns indícios, como: uso de pílulas para emagrecer, laxantes e diuréticos; ir ao banheiro sempre depois de comer; exercitar-se exageradamente.
⦁ Sintomas
Depressão, problemas nos dentes e gengivas, desidratação, cansaço, baixa auto-estima, ansiedade, irregularidade ou perda da menstruação, problemas cardíacos e outros.
⦁ Tratamento
A família deve evitar o excesso de críticas, a pessoa doente deve procurar ajuda psicológica, psiquiátrica, nutricionista e terapeuta, e melhorar a auto-estima. O tratamento a bulimia envolve o uso de remédios antidepressivos, suplementos de potássio ou ferro. Evitar cafeína, cigarro e álcool. Comer alimentos sem gordura, carnes magras, ovos, proteínas do leite, evitar também açúcares refinados, doces e refrigerantes.