Bulimia
“Não se engane com a bulimia! Você é valioso, o peso que tem não importa... O que importa é sua personalidade.”
O que é Bulimia?
A bulimia é uma doença na qual uma pessoa exagera na ingestão de alimentos. Pessoas com bulimia se veem com excesso de peso. Como o peso da pessoa geralmente está normal, outras pessoas podem não notar esse distúrbio alimentar.
Quais são as causas?
O distúrbio geralmente acontece em mulheres. A pessoa afetada geralmente está consciente de que seu padrão de alimentação e pode sentir medo ou ter sentimento de culpa associado aos episódios de comportamento bulímico.
A causa exata da bulimia é desconhecida. Fatores genéticos, psicológicos, traumáticos, familiares, sociais ou culturais podem contribuir para seu desenvolvimento.
Qual é a prevenção?
Prevenir a bulimia é um desafio. Estudos mostram que o incentivo à alimentação saudável e à prática de atividades físicas desde a infância são medidas que reduzem a incidência de transtornos alimentares. Buscar orientar as crianças na escolha de sua alimentação e atributos corporais é importante para a formação de adultos com saúde e boa qualidade de vida.
E os sintomas?
Em geral, pessoas com bulimia comem grandes quantidades de alimentos altamente calóricos. Esses excessos levam a uma sensação de desgosto por si mesmo, o que causa a purgação para evitar ganho de peso. A purgação pode incluir:
Vômito auto induzido.
Exercício em excesso.
Uso de laxantes.
A purgação frequentemente traz uma sensação de alívio.
Qual é o tratamento?
O tratamento da bulimia exige o acompanhamento de equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, nutricionistas. Medicamentos antidepressivos podem ser úteis, especialmente se ocorrerem distúrbios como depressão e ansiedade.
Seria necessário um empenho da sociedade na mudança de certos valores estéticos ligados ao culto do corpo e à magreza.
Confeccionado por; Beatriz, Carolina, Fabiana, Giovanna, Larissa e Nicole.