Bula hemoglobina glicada Labtest®
Ref.: 17
Instruções de Uso
Finalidade . Sistema para a determinação da Hemoglobina Glicada em amostra de sangue.
MS 10009010016
Durante o manuseio, os reagentes estão sujeitos a contaminações de natureza química e microbiana que podem provocar redução da estabilidade. [Somente para uso diagnóstico in vitro.]
Princípio . A resina de troca iônica, carregada negativamente, exibe uma afinidade por moléculas com carga positiva. Em força iônica e pH selecionados, a hemoglobina glicada (Hb-G) tem carga positiva menor que a hemoglobina A e se liga mais fracamente à resina. A aplicação do tampão Hb-Rápida (nº 1) promove a eluição da hemoglobina glicada, ficando as outras hemoglobinas retidas na resina.
A medida espectrofotométrica do eluato (Hb-G) e da hemoglobina total
(Hb-total) permite o cálculo da percentagem de Hb-G na amostra.
Características do sistema . O sistema Hemoglobina Glicada
Labtest utiliza uma técnica de microcromatografia para separação rápida e segura da Hb-G, uma vez que o método foi otimizado com a finalidade de se obter os resultados em um tempo significativamente menor, obtendo-se a eluição da Hb-G em um tempo médio de 15 minutos.
A modificação introduzida agregou uma significativa robustez ao sistema, fazendo com que as imprecisões intra-ensaio e total sejam menores que 2,0 e 5,0%, respectivamente, atendendo assim às recomendações de desempenho2 necessárias para que os resultados possam ter utilidade médica.
Como a presença da fração lábil pré A1c (aldimina) produz resultados falsamente elevados, dificultando a interpretação clínica dos resultados, essa fração é eliminada pelos íons borato presentes no reagente hemolisante. Os resultados apresentam uma excelente correlação com a média das glicemias medidas a longo prazo.
Metodologia . Trivelli modificado.
Reagentes
1.
1 - Tampão Hb-Rápida - Armazenar entre 15 - 25 ºC.
Contém tampão fosfato 36 mmol/L, pH 6,7 e biocida não