BUFFET OU À LA CARTE?
GESTÃO OPERACIONAL DE ALIMENTOS E BEBIDAS: CONSTRUÇÃO DE ARTIGO DO SETOR DE a & b
São Paulo
2014
fernando jurado bonciani
Buffet ou à la carte?
Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina Gestão Operacional de Alimentos e Bebidas, do curso de pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Prof. Vera
São Paulo
2014
INTRODUÇÃO
A criação do conceito do restaurante e a definição do público alvo são as principais diretrizes no desenvolvimento de um plano de negócios. Porém, existem diversas maneiras de se atingir esses objetivos, e com as inúmeras opções destaca-se os dois principais meios de serviço utilizados, Buffet e À la carte. Qual utilizar? Eis a questão.
BUFFET OU À LA CARTE?
O forte crescimento econômico do Brasil, desde a consolidação de sua democracia, vem criando novos hábitos na vida da população de uma maneira geral. Mais opções de emprego, crescimento da atuação das mulheres no mercado de trabalho, menos tempo para o lazer, crescimento da renda, etc. Todos estes pontos moldaram os costumes do povo, especialmente na sua relação com a comida.
Onde havia uma família reunida em volta da cozinha esperando a grande matriarca preparar pratos enraizados na vida destas pessoas, gastando toda sua manhã para o total cuidado de todos os componentes e ingredientes desta refeição; hoje encontra-se pratos prontos, onde o principal cozinheiro é o forno, onde se esquenta os ingredientes e mistura-se tudo, e muitas vezes com a mesma qualidade das refeições de restaurantes renomados (onde até se vendem as tais refeições).
Com esses dois pontos observados chegamos ao grande público dos dias de hoje: pessoas sem tempo para cozinhar, sedentas por refeições de lazer, mas com uma grande necessidade de utilizar a alimentação fora do lar como meio de