Budismo
Budismo é uma religião e uma filosofia baseada nos ensinamentos deixados por um sábio (Sendo o primeiro Sidarta Gautama), espalhando-se através da
Índia, Ásia, Ásia Central, Tibete, Sri Lanka.
Quem foi Buda?
O Buda significa “aquele que sabe a verdade” , foi um ser humano que alcançou a iluminação pelo meio da sua própria prática, um grande professor que ensinou que todos os seres vivos possuem Natureza Búdica idêntica e são capazes de atingir a iluminação através da prática. Se todos os seres vivos têm o potencial de tornar-se iluminados, são todos, portanto, possíveis futuros Budas. Apesar de haver diferentes práticas entre as várias escolas budistas, todas elas abraçam a essência dos ideais do Buda.
Tipos de Budismo:
Existem vários tipos de Budismo sendo os 3 principais:
Hinayana: ou pequeno veículo, o praticante tem como motivação e objectivo a iluminação para bem próprio. Tentando diminuir o seu sofrimento pessoal. O culminar deste caminho será a ausência de samsara e a obtenção do estado de Arhat.
Mahayana: ou Grande Veículo, o praticante tem como motivação e objectivo a iluminação para o bem de todos os seres. A motivação do Mahayana é a compaixão universal, pela qual se tenta atingir a ausência do sofrimento pessoal como o Hinayana, mas com uma outra intenção , que todos os seres também se possam livrar de todos os sofrimentos. Compreendendo que somente quando se atinge o estado de Buddha se pode beneficiar todos os seres. É também importante referir que só com bodhichitta, este desejo de libertar todos os seres do sofrimento, se poderá atingir o estado de Buddha. Vajrayana: ou Veículo Diamante, o praticante tem a mesma motivação, bodhichitta, mas através de receber instruções especiais e secretas, poderá atingir a iluminação de um modo mais rápido.
As Quatro Nobres Verdades
A primeira nobre verdade: “Esta é a nobre verdade do sofrimento: nascimento é sofrimento, envelhecimento é sofrimento, enfermidade é