Budismo
Budismo é a quinta religião maior do mundo. É também considerada uma filosofia. É não-teísta (não tem um Deus). Baseia-se nas tradições, crenças e práticas dos ensinamentos atribuídos a Buda.
Buda foi um príncipe Hindu que largou a riqueza para viver a espiritualidade. Quando tinha 35 anos de idade, sentou-se embaixo de uma figueira e prometeu não sair dali até atingir a iluminação. Em um bosque, pronunciou um discurso religioso diante de cinco jovens. Estes se tornaram seus discípulos e foi formada a primeira comunidade monástica.
Buda ensina que descobriu a verdade e não a inventou e que, logo, qualquer pessoa poderá, também descobrir seguindo seus ensinamentos. E, quando se descobre, você tem a certeza de que ela é parte sua e que você pode representá-la. Ele faz com que o homem perceba as dificuldades da vida para que conheça a verdadeira felicidade. O homem fortalece seu caráter através do sofrimento, como uma condição inevitável à aquisição e acúmulo de virtudes.
Dukkha diz respeito ao nosso condicionamento de vida dentro de experiências cíclicas, onde nos alternamos entre boas experiências (felicidade) e más experiências (sofrimento). Ao encontrar as causas-raiz de dukkha e destruí-las, a vida humana pode se tornar feliz e próspera.
Sutras: ensinamentos de Buda
Darma: "Lei Natural", crer em Buda não significa crer e adorar sua imagem, mas sim a verdade que ele descobriu e que constitui a Lei da Natureza.
Nirvana é um estado de calma, paz, pureza de pensamentos, libertação, transgressão física e de pensamentos, a elevação espiritual, e o acordar à realidade.
Estado Buda: alma com pureza especial.
Doutrinas: A doutrina é o próprio Budismo como ciência. Ela é mais do que uma religião porque traz resultados. Buda deu 84 mil tipos de ensinamento porque há 84 mil tipos de mente negativa.