Budismo
Neste trabalho iremos apresentar a origem do Budismo, suas crenças, cultura, filosofia e ideologia.
- Originário da Índia, o Budismo se espalhou pela Ásia como também nos países ao oeste asiático da China, Mongólia, Coréia e Japão.
O Budismo é uma religião e filosofia que se baseia nos ensinamentos de Sakyamuri; Sua religião afirma que todos os elementos que compõe o Universo são ligados. Ensina a seus seguidores a realizar ações benéficas e saudáveis, a evitar as ações maléficas e prejudiciais e a purificar e treinar a mente. O objetivo dessas práticas é despertar o praticante para a realização do anatta (a ausência de uma permanente personalidade) e atingir a iluminação, pois isto o levara ao Nirvana (separação do apego aos sentidos, do material e da ignorância).
O Budismo é praticado em templos ou mosteiros budistas, administrados por monges. O sacerdócio budista é composto por pessoas que se isolam do mundo profano para se devotarem inteiramente a vida religiosa. No entanto, é permitido aos membros manter a vida familiar. Todos os monges raspam a cabeça e usam um traje simples.
Buda
O termo “Buda“ é um título honorífico, como “Cristo”. Em geral, Buda significa “ O Despertar”, “O Iluminado”, aquela que despertou do sono da ignorância e vê as coisas como elas são de fato. Um Buda é uma pessoa que atingiu um nível superior de entendimento e plenitude da condição humana em virtude de uma profunda transformação interna, psicológica e espiritual.
A filosofia budista é baseada em verdades: A existência esta relacionada à dor, a origem da dor é a falta de conhecimento e os desejos materiais. Para se livrar da dor o homem tem oito caminhos a percorrer: Compreensão correta, pensamento correto, palavra, ação, modo de vida, esforço, atenção e meditação (sendo o mais importante para atingir o estado Nirvana)
Cosmologia
A cosmologia considera que o Universo é composto por vários sistemas mundiais, cada um desses possui um ciclo de nascimento,