Budismo - Mantra principal
O Budismo é uma religião e filosofia baseada nos ensinamentos deixados por Siddhartha Gautama, ou Sakyamuni (o sábio do clã dos Sakya), o Buda histórico, que viveu aproximadamente entre 563 e 483 a.C. em um reino, onde era príncipe, entre o Nepal e a Índia. De lá o budismo se espalhou através da Índia, Ásia, Ásia Central, Tibete, Sri Lanka (antigo Ceilão), Sudeste Asiático como também para países do Leste Asiático, incluindo China, Myanmar, Coréia, Vietnã e Japão. Hoje o budismo se encontra em quase todos os países do mundo, amplamente divulgado pelas diferentes escolas budistas, e conta com cerca de 376 milhões de seguidores.
Os ensinamentos básicos do budismo são: evitar o mal, fazer o bem e purificar a própria mente. O objetivo é o fim do ciclo de sofrimento, samsara, despertando no praticante o entendimento da realidade última - o Nirvana.
Mantras
Mantras Para Todos Os Momentos
Mantra significa proteger e acalmar a mente. Nos dias de hoje, sabemos o quanto isso é importante. O mantra pode ser recitado a qualquer hora, podem ser cantados ou apenas falados em voz baixa, para você mesmo. Esses são alguns mantras do Budismo Tibetano para acompanhar você todos os dias.
OM MANI PADME HUM
Om – representa a presença de todos os Buddhas, o começo de todos os mantras a própria consciência ou a luz.
Quando entoamos o Om a função é libertar tudo o que precisa ser libertado dentro de nós, afastar o ego, orgulho e o apego. Esse mantra também protege e cria vibrações benéficas e salutares e ainda ensina a meditar no ritmo tranquilo e entrar em contato com a devoção.
Mani – significa a joia da compaixão, capaz de realizar todos os desejos. É o som da transformação, pois a joia da mente (ou a pedra filosofal) que nos coloca em contato com a eternidade. Ela também ajuda a fechar a porta de entrada de energias densas especialmente a inveja.
Também pode ser considerado a mente sutil, refinada e conectada com a compaixão por todos os