BSC e Seis Sigma
O seis sigmas e o BSC são ferramentas de gestão empresarial, focadas nas estratégias que tem como finalidade sustentar e maximizar o sucesso empresarial atuando de forma eficaz nas necessidades dos clientes, no uso disciplinado dos fatos, dados e análise estatística e na atenção diligente à gestão, melhoria e reinvenção dos processos do negócio.
Talvez o exemplo mais famoso de implicação do seis sigma e ao BSC tenha sido na década de 80 na Motorola. A Motorola vinha de uma vertiginosa decadência em seus negócios, a cerca de uma década vinha perdendo espaço no mercado para concorrentes estrangeiros que vendiam seus produtos com um valor melhor e ofereciam mais qualidade que os produtos da Motorola.
Um grupo de empresários japoneses assumiram o controle de uma das fabricas da Motorola que fabricava televisores, sob esta nova administração focada nas estratégias gerenciais que o BSC e principalmente o seis sigmas ofereciam, a empresa conseguiu eliminar em 89% os defeitos mais ocorrentes, também passaram a se preocupar com a qualidade e desenvolveram um serviço pós venda eficiente, a nova gestão conseguiu realizar todos estes feitos sem qualquer mudança tecnológica e sem nenhum aumento significativo no capital, o que deixou mais do que claro que a decadência que a empresa sofria a uma década era fruto de uma má administração.
Observando o sucesso da implementação destas ferramentas gerencias, Bob Galvin presidente executivo da Motorola, passou a administrar a empresa de forma que a qualidade fosse o diferencial em relação a seus concorrentes, desta forma ele se tornou um ícone da administração na década de 80 e conseguiu salvar a Motorola de uma provável falência.
Caso de Implicação do BSC e do Seis Sigma
Um caso de implicação na utilização do BSC e do Seis Sigma ocorreu em torno de 5 anos atrás numa pequena empresa localizada na cidade de Indaiatuba, A Purinox Caldeiraria é uma