BSC - IBMEC
Construção do Balanced Scorecard no departamento de Logística da Companhia Siderúrgica de Tubarão.
Tomando como base o documento Caso CST BSC (que pode ser acessado pelo caminho Menu Ferramentas – Arquivos), responder as questões a seguir:
1 A primeira etapa de implementação do BSC da CST foi a definição de Missão e Visão vigentes no Departamento de Logística como base de desenvolvimento do Mapa Estratégico. Você concorda com essa prática?
Resposta: Sim, concordo.O departamento de logística tem uma grande importância para o bom desempenho na estratégia da Empresa CST. Definir adequadamente a missão e visão da área de logística proporciona à empresa a base para mensurar seus objetivos e indicadores, essenciais para as avaliações dos cumprimentos das metas da empresa.
2 A visão declarada do Departamento de Logística é:
“Ser um diferencial competitivo, contribuindo para a ampliação e consolidação da CST como fornecedor preferencial de semiacabados de qualidade para o mercado mundial.”
Os objetivos definidos no Mapa Estratégico construído contribuem efetivamente para o alcance da visão do departamento de se tornar um “diferencial competitivo” dentro da CST?
Resposta: Sim, em primeiro lugar por que as atividades do departamento de logística são fundamentais na empresa CST, por tanto sua visão e metas estão diretamente ligadas a ampliação e consolidação da CST no mercado competitivo. E o Mapa Estratégico foi formulado, a partir de questionamentos e analises que partiram da visão e missão do departamento de logística, para que dessa forma fossem analisadas todas as perspectivas de desenvolvimento.
3 O departamento de logística da CST não considerou a Perspectiva Financeira como a predominante em relação às demais, alegando que “o principal objetivo do departamento não é a geração de caixa ou o retorno financeiro e sim a satisfação do cliente”. Em decorrência, optou por