BSC Conceitos
O conceito do Balanced Scorecard (BSC) ajuda a dar o significado de transforma uma estratégia em ação, o BSC tem início na visão e estratégias da organização, a partir das quais são definidos os fatores críticos de sucesso. Os indicadores de desempenho permitem a definição de metas e a medição dos resultados atingidos em áreas críticas da execução das estratégias. Assim, o Balanced Scorecard é um sistema de gestão de desempenho, derivado da visão e estratégia, refletindo os aspectos mais importantes do negócio. Ao relacionar os objetivos, as iniciativas e os indicadores com a estratégia da empresa, o BSC garante o alinhamento das ações das diferentes áreas organizacionais em torno do entendimento comum dos objetivos estratégicos e das metas a serem atingidas, permitindo desta forma avaliar e atualizar a própria estratégia. O BSC, integra indicadores financeiros e não financeiros, garantindo também uma perspectiva abrangente do desempenho das áreas críticas do negócio. Assim, neste contexto, os criadores do BSC, Kaplan & Norton, definiram quatro dimensões através das quais a atividade de uma organização deve ser analisada:
2)
Dimensão Financeira Retorno ao capital investido representa a meta principal e é o que toda empresa deseja conseguir. Apesar das críticas a parte financeira é muito importante para toda organização. O Balanced Scorecard preserva a perspectiva financeira, pois são através de dados mensuráveis que acontece a tomada de decisões em diversos setores organizacionais.
Dimensão Cliente Deve propiciar a divisão em segmentos de clientes e mercados, possibilitando a definição de medidas de desempenho da empresa nos seus segmentos-alvo. A participação de mercado, a retenção, a captação, a satisfação e a lucratividade dos clientes são, segundo Kaplan e Norton os pontos chaves da perspectiva do cliente. Entende-se que esta perspectiva está diretamente ligada a perspectiva financeira, objetivando aumentar a